RestaurantWeek: Refeições gourmet a preços low cost

A RestaurantWeek está a chegar. Saiba como pode aproveitar refeições gourmet a preços mais baixos.

RestaurantWeek  Se é apreciador da boa comida mas tem-se contido nas experiências gastronómicas, por motivos económicos, então este artigo é para si. A partir de hoje e até ao próximo dia 24 de março dê um pontapé na crise, ponha a austeridade para trás das costas e adira à primeira edição do Portugal RestaurantWeek, uma iniciativa que conta com o apoio da CGD.

Durante 10 dias, os chef’s de 150 restaurantes de renome – muitos deles considerados restaurantes de luxo- vão preparar um menu exclusivo composto por entrada, prato principal e sobremesa, tudo isso a um preço bem mais simpático do que o habitual: 20 euros por refeição. Ou seja, esta poderá ser a oportunidade ideal para degustar uma refeição num restaurante que sempre quis experimentar, sem que isso arruíne a sua carteira.

Um euro reverte para instituições de solidariedade social

E embora o fator preço fosse, por si só, um motivo mais do que suficiente para conseguir convencer os portugueses mais gulosos a aderirem a este evento, há ainda um outro fator de peso a ter em conta: o Portugal RestaurantWeek tem ainda uma forte componente social associada. Isto porque por cada menu servido nos restaurantes aderentes durante o evento, um euro será encaminhado para duas instituições de cariz solidário. A saber: O Movimento Mulheres de Vermelho, que tem como principal missão o alerta para a prevenção de doenças cardiovasculares na população feminina, e a Associação Corações com Coroa- que promove a cultura de solidariedade e inclusão das pessoas em situação de vulnerabilidade, risco e pobreza.

Para conhecer quais são os restaurantes que fazem parte do Portugal RestaurantWeek, consulte o site Sabor do Ano. Sendo que eles estão espalhados pelo País, em cidades como Braga, Aveiro, Porto, Lisboa, Setúbal, Leiria, Coimbra, Bragança, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Faro.

Evento nasceu em Nova Iorque em 1992

Na verdade, esta será a primeira vez que o RestaurantWeek tem dimensão nacional. Recorde-se que este evento realizou-se em Portugal pela primeira vez em 2009, mas estava circunscrito a algumas cidades. Lisboa foi a primeira cidade a dar o “pontapé de saída” na realização deste tipo de iniciativas, Porto e Loulé foram as cidades que se seguiram. Mas a história e o nascimento deste tipo de eventos recua à década de 90. Esta ideia surgiu em Nova Iorque em 1992, com o objetivo de aumentar o volume de vendas na época de baixo fluxo turístico na restauração. Segundo site Sabor do Ano, nesta primeira edição participaram 90 restaurantes. Cerca de 21 anos depois desta primeira experiência, o RestaurantWeek conta com a adesão de mais de 10.000 restaurantes espalhados por todo o mundo.

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB