Salário Mínimo na União Europeia: Quem ganha mais?

O salário mínimo em Portugal vai aumentar. Veja quais são os países da UE onde a retribuição mínima mensal garantida é mais elevada.

Publicado em: Slideshows Trabalho

Desde 2011 que o salário mínimo em Portugal não sofria uma atualização de valor. No entanto, esta situação vai mudar. A partir do próximo dia 1 de Outubro, o salário mínimo irá fixar-se nos 505 euros. Um valor que representa um aumento de 20 euros face aos valores atuais. Para compensar as empresas pelo aumento dos encargos que terão com os seus funcionários, o Executivo vai baixar os descontos que os empresários têm de fazer para a segurança social (TSU), em cerca de 0,75 pontos percentuais. Contas feitas, este aumento irá beneficiar 11,7% dos trabalhadores portugueses que ganham o salário mínimo, segundo dados do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia.

Olhando para as estatísticas do Eurostat, de julho de 2014, quando comparado o valor do salário mínimo praticado até agora no nosso país com o resto da Europa, pode verificar-se que Portugal aparece no meio da tabela. É de notar, no entanto, que os valores apresentados são os valores totais antes das deduções para IRS e das contribuições para a Segurança Social, que variam de país para país. Veja então quais são os países da União Europeia onde o salário mínimo é mais elevado e aqueles onde a retribuição mínima mensal garantida é mais baixa.

Uma resposta a “Salário Mínimo na União Europeia: Quem ganha mais?”

  1. José Guimarães Mendes

    Portugal só tens bom clima, sol, praias, boa gastronomia, fado, bom vinho, mulheres bonitas, gente humilde e os piores governantes…

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB