Seis ideias para trabalhar a sua rede de contactos

As oportunidades de emprego existem, basta saber procurar. Conheça algumas técnicas para trabalhar a sua rede de contactos.

net1Procurar emprego em tempos de crise económica não é fácil, mas as oportunidades existem. Basta saber procurar. Uma das melhores formas para encontrar um trabalho à sua medida é através do ‘networking’, ou seja, da sua rede de contactos. Se está desempregado ou em vias disso, conheça algumas ideias para trabalhar a sua rede de contactos.

 

 

1. Reúna todos os seus contactos

Faça uma lista de todas as pessoas que pertencem à sua rede de contactos, como por exemplo, colegas com quem trabalhou ou estudou, com que contacta no dia-a-dia, clientes ou contactos relacionados com o seu antigo emprego, amigos e família. Depois contacte-os via email ou presencialmente mesmo que ache não possam ajudá-lo, como escreve o US News. É muito importante que exponha a situação, porque senão, mesmo que tenha uma grande lista de contactos mas ninguém souber que procura emprego, ninguém poderá ajudá-lo.

 

2. Contate as pessoas individualmente

Poderá sentir-se tentado a enviar um email ou mensagem geral, para avisar os seus contactos que está à procura de uma nova oportunidade. No entanto, lembre-se que mais facilmente as pessoas ignoram emails que se percebe que são gerais do que se forem personalizados. Caso os seus contactos recebam uma mensagem particular a dizer que está no mercado, sentem-se mais inclinados a ajudar e menos propícios a ignorar o seu conteúdo.

 

3. Seja explícito no que pretende

Seja claro em relação ao que procura, muitas vezes quem procura emprego não é claro em relação ao que pretende. Não deixe margem para interpretação, diga objetivamente que está à procura de emprego, em que tipo de cargo está interessado e peça para que, se souberem de alguma vaga dentro dos parâmetros que indicou para o avisarem ou para darem o vosso contacto a alguém que vos possa ajudar.

 

4. Prepare-se bem antes do encontro

Segundo o site “Network services & Consulting Corporation”, o ‘networking’ é como uma campanha política: É importante que seja honesto, mas deve ter tudo preparado antecipadamente. Organize a conversa, consoante o tempo que pensa que vai demorar, seja sucinto e objetivo.

 

5. Tenha atenção à forma como comunica

Sempre que o ‘networking’ for presencial, deve aproveitar para trabalhar os seus contactos de forma adequada. A forma como comunica é uma pedra basilar para trabalhar a rede de contactos. Uma comunicação efetiva compreende algumas técnicas que podem ser melhoradas, como, por exemplo, ouvir atentamente, em vez de estar sempre a falar de si e reconhecer a linguagem corporal do outro. Foque-se na pessoa que está a falar, evite interromper ou virar o rumo da conversa e mostre interesse.

 

6. Evite contactos demasiado longos

Isto aplica-se aos contactos via email ou mensagem, mas também aos contactos presenciais. Evite “roubar” demasiado tempo às pessoas. Se pede 20 minutos do tempo de alguém com quem trabalhou anteriormente, evite divagar e estender a conversa por uma hora, sob pena de a outra pessoa achar que abusou do seu tempo.

 

Leia também:

Conheça seis direitos dos trabalhadores

Sete tarefas a fazer caso seja despedido

Cinco estratégias para mudar de emprego

Como o voluntariado pode ajudá-lo a encontrar emprego

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB