Seis passos para conseguir o seu emprego de sonho

Se quer conseguir um lugar na empresa em que sempre sonhou trabalhar, siga as nossas dicas para alcançar esse objetivo.

trabalho_sonho1Sempre sonhou em trabalhar numa determinada empresa ou em desempenhar uma função, mas acabou por tomar outro rumo? Para a maior parte das pessoas, entre um emprego que pague as contas e a carreira que sempre ambicionaram vai uma grande distância. Se está a pensar em mudar de trabalho ou em perseguir o seu sonho de ir para determinada empresa, conheça algumas dicas para atingir esse objetivo.

 

1. Saiba onde quer chegar

Primeiro é importante que saiba onde quer chegar. Se tem algumas empresas em mente, mantenha-as “debaixo de olho” e esforce-se para chamar a sua atenção, mesmo antes de iniciar o processo de candidatura. Ao fazer este trabalho com alguma antecedência, estará a aprofundar o seu conhecimento sobre a organização, como funciona a sua metodologia de recursos humanos, quais os valores apreciados e as áreas em que estão a apostar mais. Este trabalho será apreciado, caso chegue a uma fase de entrevista. Oito dicas para “dar o salto” profissional em 2016

 

2. Objetivo: conseguir o emprego de sonho

Todos os anos deverá estabelecer um plano para a sua vida profissional: quer subir na carreira, aprender uma nova competência ou mudar de empresa? Defina esse objetivo antes do ano começar e faça tudo para lá chegar. Se considera que chegou a altura de ir trabalhar para a empresa que “anda a namorar” há algum tempo, defina essa meta e partilhe essa ideia com alguns amigos, que poderão ajudá-lo a manter-se focado no objetivo. Saiba como as ‘soft skills’ podem ajudá-lo a encontrar emprego

 

3. Siga as empresas nas redes sociais

Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram ou Pinterest. Existem inúmeras redes sociais em que a empresa em questão poderá estar presente, apenas terá de descobrir quais. Passe a segui-las e preste atenção às suas atualizações, quais as notícias que publicam, as novidades que apresentam e que tipo de linguagem utilizam para comunicar com os seus seguidores. Muitas empresas recorrem a estas plataformas para encontrar talentos, nomeadamente, o Linkedin. Se vai recorrer às redes sociais para dar um passo em frente na carreira, é importante que tenha alguns cuidados com o seu perfil ‘online’: assegure-se que não publica nenhum conteúdo inadequado e que passa uma imagem profissional. Como atrair os recrutadores para o seu perfil de Linkedin?

 

4. Coloque o ‘site’ nos favoritos

Muitas empresas têm no seu ‘site’ uma secção de “carreiras” ou “ofertas de emprego”, que está reservada à colocação de anúncios de trabalho para a companhia. Se colocar esta página nos seus favoritos – os ‘sites’ a que acede com regularidade – poderá deparar-se com a oportunidade que estava à espera e candidatar-se.

 

5. Delineie um cronograma

Uma bolsa de emprego, um estágio profissional ou um emprego sazonal. Se sabe que a empresa para a qual quer trabalhar abre concursos periodicamente, faça uma lista numa folha de Excel com as datas mais importantes às quais deve estar atento. O próximo passo é ativar uma notificação recorrendo a uma aplicação ou a um calendário ‘online’, para não deixar escapar nenhuma data relevante.

 

6. Faça ‘networking’

Estar atento aos anúncios nos ‘sites’ e redes sociais é importante, mas não é tudo. Existem muitas vagas de trabalho para preencher que nunca chegam aos ‘sites’ de emprego ou à área “ofertas de trabalho” da página da empresa. Isto acontece porque as vagas são preenchidas antes de chegarem ao conhecimento público. Por esse motivo, o ‘networking’ é uma das ferramentas mais importantes para encontrar o seu emprego de sonho. Aproxime-se de pessoas que trabalham na empresa que pretende alcançar, interesse-se sobre o seu trabalho, dê a entender que estaria aberto a mudar de companhia e peça para ser informado caso abra alguma vaga para uma posição nessa empresa. Seis ideias para trabalhar a sua rede de contactos

 

Leia também;

Cinco erros mais comuns cometidos no LinkedIn

Como a linguagem corporal pode ajudá-lo numa entrevista

Pitch: Como brilhar numa entrevista em três minutos

 

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB