Sete ideias para organizar o regresso às aulas

O regresso às aulas é uma altura entusiasmante, mas pode gerar algum stress. Conheça algumas dicas para se adaptar às novas rotinas e horários.

organizar o regresso às aulasTempo é dinheiro e é um dos bens mais preciosos que temos. Agora que os dias de lazer do verão estão a chegar ao fim, aproxima-se uma nova época: o regresso dos adultos ao trabalho e das crianças à escola. É uma altura entusiasmante, mas que envolve muito trabalho, principalmente no que diz respeito à organização dos novos horários e rotinas. Conheça sete ideias para manter a organização no regresso às aulas das crianças. Leia o artigo:  Quais são as despesas de educação que vão entrar no IRS?

 

1. Faça uma arrumação

Antes das aulas começarem tire uma tarde ou uma manhã para colocar a casa em ordem. Aproveite esta altura para deitar fora material que já não pode ser reutilizado, (por estar partido ou gasto), ou aquilo que apenas pode usar em casa e já não está bom para levar para a escola. Isto será útil quando for às compras para o material escolar. Leia o artigo: E-Fatura: Como validar as despesas dos filhos?

 

2. Vá às compras

Depois de ter feito uma limpeza ao material que ainda está bom, é hora de ir às compras. Faça uma lista para levar, com tudo o que precisa de comprar e aproveite as promoções. Se estiver atento, muitos supermercados têm períodos de desconto para determinado material escolar. Leia o artigo: Dicas para poupar e gerir as despesas no regresso às aulas

 

3. Crie um calendário

Uma boa ideia para não perder o fio à meada no regresso à escola é comprar um quadro de giz – ou outro material, desde que dê para escrever – para fazer um calendário com as horas de entrada e saída das crianças, assim como atividades complementares que possam ter, e acontecimentos esporádicos, como uma ida ao médico, por exemplo. Coloque-o num local onde passe frequentemente, como a cozinha, e assim consegue ver o que todos vão fazer nesse dia. Leia o artigo: Casa: Como organizar os documentos importantes

 

4. Vá “treinando” o novo horário

Com o início das aulas começa também um novo horário. Crianças e adultos ainda estão em “modo férias”: acordar e deitar tarde. Se vai esperar até ao primeiro dia de aulas para começar a instituir o novo horário, pode dar errado. Umas semanas antes do início das aulas comece, lentamente, a mandar as crianças mais cedo para a cama para que também acordem mais cedo, até o relógio biológico estar mais em sintonia com o novo horário.

 

5. Organizar as refeições

Se as crianças têm de levar lanche ou almoço para a escola, esta tarefa é ainda mais importante. Uns dias antes de começarem as aulas, defina que refeições vai preparar para eles levarem para a escola, assim como os lanches. Desta forma, estará a poupar tempo e dinheiro. Leia o artigo: Como fazer refeições por menos de 1,25 euros?

 

6. Arrume a roupa

As manhãs com filhos na escola são sempre complicadas, mesmo para os pais mais preparados, por isso, tudo o que puder adiantar será sempre uma ajuda. Por exemplo: Se quiser poupar tempo, experimente instituir o hábito de escolher as roupas para usar em cada dia da semana ao domingo. Leia o artigo: Ideias para renovar o guarda-roupas no regresso às aulas

 

7. Adiante o relógio

Imagine que define as 8h00 como a hora para saírem de casa. Experimente adiantar 15 minutos todos os relógios da casa. Este é um truque para enganar o cérebro e conseguir sair de casa sem atrasos. O melhor é não dizer a ninguém que fez esta pequena alteração aos relógios, para que todos consigam cumprir a hora definida para sair de casa.

 

Leia também:

Mesada ou semanada: Como definir o valor?

Seis dicas para ter uma alimentação ‘low cost’ saudável

Cinco formas de diminuir o desperdício alimentar em sua casa

Quanto pesa um filho no orçamento familiar?

Regresso às aulas: 10 dicas para os pais

Ensine a gerir o dinheiro da escola

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB