SIMULADORES

Simulador: Calcule o valor líquido da sua pensão em 2014

Faça rapidamente as contas e descubra quanto vai encolher a sua pensão este ano.

pensão em 2014

Com a publicação das tabelas de retenção, os pensionistas já podem fazer contas aos seus rendimentos e verificar com exatidão qual será o valor da pensão que vão receber ao final de cada mês durante o ano 2014. Para os pensionistas há várias novidades que vão levar o valor das pensões a encolher substancialmente.

Além da retenção mensal que serão alvo – e que não se altera face aos valores já retidos desde o final do ano passado- os pensionistas com reformas no valor superior a 1.000 euros vão levar um corte do seu rendimento por via do alargamento da aplicação da contribuição extraordinária de solidariedade. Esta alteração às regras da CES ainda não se vai fazer sentir nas pensões de janeiro, uma vez que estas alterações constam na proposta de Orçamento Retificativo para 2014 que será debatida e votada no Parlamento na próxima semana (22 de janeiro).

Além disso, e no caso dos pensionistas da Caixa Geral de Aposentações, está previsto o aumento dos descontos para a ADSE ainda este ano, o que também deverá levar à diminuição do valor líquido da pensão.

 

Descubra qual será o valor da sua pensão em 2014

Para ajudar a perceber qual será o valor da pensão que os reformados irão receber este ano, o Saldo Positivo construiu um simulador que permite calcular o valor líquido das pensões pagas quer pela Segurança Social, quer pela Caixa Geral de Aposentações. Este simulador já inclui o corte que as reformas terão quando entrarem em vigor as novas regras da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) e os novos descontos para a ADSE.

pensõesfinal

Clique aqui para aceder ao simulador do valor líquido das pensões em 2014

 

Quais as variáveis que determinam o valor líquido das pensões

Pensão mensal bruta: Valor ilíquido da pensão, sem descontos, nem impostos.

Contribuição Extraordinária de Solidariedade: Taxa extraordinária e transitória que recai atualmente sobre as pensões acima dos 1.350 euros. A taxa a aplicar começa nos 3,5% e vai aumentando à medida que o valor das pensões sobe. A aplicação desta taxa deverá sofrer em breve alterações e ser aplicada também às pensões superiores a 1.000 euros. Para saber quais são as alterações que estão em cima da mesa leia este artigo do Saldo Positivo.

Duodécimos: Os pensionistas da Caixa Geral de Aposentações e da Segurança Social, à semelhança do que acontece com os funcionários públicos, vão receber obrigatoriamente o subsídio de Natal em regime de duodécimos. Ou seja, recebem este subsídio de forma parcelar e faseada todos os meses, o que influencia positivamente o rendimento mensal destes beneficiários.

Taxas de retenção na fonte: É a parcela da pensão que fica retida pelo Estado para efeitos de IRS e que não chega a entrar nas carteiras dos consumidores. Poderá conhecer em detalhe as tabelas de retenção a vigorar durante este ano aqui.

ADSE: Os pensionistas da Caixa Geral de Aposentações terão ainda que contabilizar no valor da sua pensão os descontos que fazem para a ADSE. Estes descontos têm vindo a aumentar e vão sofrer um novo agravamento este ano passando a atual taxa de 2,5% para uma contribuição de 3,5%.

 

Leia também os seguintes artigos relacionados com o mesmo tema:

-Calcule como a CES vai afectar a sua pensão

-10 Paraísos para a sua reforma

-Conheça as mudanças que vão afetar os reformados em 2014

-Cinco razões para fazer um PPR

12 respostas a “Simulador: Calcule o valor líquido da sua pensão em 2014”

  1. Ana Rodrigues

    Gostava de saber como desproteger a folha de cálculo sem necessitar de introduzir uma palavra passe. O pedido de introdução de uma palavra passe inviabiliza a utilização do aplicativo. Muito obrigada.

    Responder
    • Saldo Positivo

      Boa tarde Ana,
      À partida bastaria que a Ana “clicasse” no botão amarelo que diz “Activar Edição”, que aparece na barra superior da folha de cálculo, para conseguir fazer a simulação. Pode enviar-nos um ‘print screen’ da mensagem que lhe aparece no seu computador para nós vermos melhor qual é o problema do simulador?
      Atenciosamente,
      A Equipa Editorial do Saldo Positivo
      ( saldopositivo@plotcontent.com )

      Responder
  2. Joaquim Dias

    O simulador é uma treta, não erra centimos erra vários euros.
    Está completamente desatualizado. é de evitar para não confundir.

    Responder
    • Saldo Positivo

      Boa tarde Sr. Joaquim,
      Este simulador foi construído esta semana, após a publicação em Diário da República das tabelas de retenção de IRS e já inclui as medidas que deverão entrar em vigor este ano e que vão afetar o valor das pensões (como é o caso do alargamento da CES e do agravamento dos descontos para a ADSE). Ou seja, trata-se de um simulador recente e que está atualizado. Mas tal como referimos na própria ferramenta, os valores apurados pelo simulador são valores meramente indicativos. Ou seja, poderá haver casos de alguns pensionistas que, por se encontrarem numa situação muito específica, o cálculo da sua pensão incluí variáveis que não estão previstas neste simulador.
      Pode dizer-nos exatamente qual é o problema/desfasamento de valores que encontra no nosso simulador, para nós podermos verificar a situação?
      Desde já agradecemos a sua atenção e o seu feedaback.
      Atenciosamente,
      A Equipa Editorial do Saldo Positivo

      Responder
  3. José Bernardino

    Sabiam que nos Açores a fiscalidade é diferente?
    Se sabiam… não parece!

    Responder
    • Saldo Positivo

      Boa tarde Sr. José,
      Estamos perfeitamente a par dessa realidade. Mas até ao momento, e segundo as informações disponíveis no Portal das Finanças, apenas foram divulgadas as tabelas de retenção a aplicar durante o ano de 2014 para o Continente e para a região autónoma da Madeira. Ou seja, para o caso específico dos pensionistas dos Açores ainda não é possível fazer a simulação rigorosa sobre o valor da pensão a receber em 2014.
      Seja como for, lembramos que os valores apurados por este simulador são meramente indicativos. Haverá sempre casos de alguns pensionistas que, por se encontrarem numa situação muito específica, o cálculo da sua pensão incluí variáveis que não estão previstas neste simulador.
      Mas se o Sr. José tiver alguma dúvida ou questão sobre pensões que queira ver esclarecida, envie-nos essa questão para o seguinte mail: saldopositivo@plotcontent.com
      Atenciosamente,
      A Equipa Editorial do Saldo Positivo

      Responder
  4. maria

    O simulador não funciona! (não abre)

    Responder
    • Saldo Positivo

      Bom dia Sra. Maria,
      Quando carrega na imagem ou no link do simulador é aberta uma folha de excel. Na parte de cima deste documento em excel existe uma barra amarela que diz “Visão Protegida”, para conseguir fazer a simulação, a senhora terá de clicar no botão que diz “Activar Edição”. Em princípio, depois deste passo, já deverá conseguir fazer a simulação.
      Atenciosamente,
      A Equipa Editorial do Saldo Positivo

      Responder
  5. Maria

    Já várias vezes tentei fazer as contas mas ñ me dá a possibilidade de introduzir os dados!!! Será que me falha algum promenores?

    Responder
    • Saldo Positivo

      Bom dia Sra. Maria,
      Quando abre a folha de excel do simulador, na parte de cima do documento existe uma barra amarela que diz “Visão Protegida”, para conseguir fazer a simulação, a senhora terá de clicar no botão que diz “Activar Edição”. Em princípio, depois deste passo, já deverá conseguir inserir os seus dados e fazer a simulação.
      Atenciosamente,
      A Equipa Editorial do Saldo Positivo

      Responder
  6. Guida Querido

    Infelizmente não é possível utilizar o simulador no Libre Office – onde apenas é possível seleccionar o primeiro campo referente ao setor.
    É possível, no entanto, abri-lo e realizar o cálculo no Open Office.
    Sendo uma grande parte dos aposentados e pensionistas pessoas cujos recursos apenas são compatíveis com software livre/gratuito, seria útil uma maior compatibilidade do simulador.
    Obrigada.

    Responder
  7. Jorge Figueiredo

    Muito bom!

    Responder

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB