SIMULADORES

Simulador: Quanto vai valer o seu dinheiro no futuro?

Insira os dados e descubra neste simulador de poupanças qual é o efeito que a inflação terá no seu dinheiro.

Calculadora -artigo

 

Se pegar numa nota de 100 euros, colocá-la numa caixa e guardá-la durante 20 anos é possível que a nota permaneça intacta nesse período. Mas se daqui a 20 anos utilizar essa mesma nota para fazer pagamentos é certo que irá comprar menos bens do aqueles compraria se utilizasse a nota hoje. Isto acontece devido ao efeito da inflação. Este termo económico refere-se ao aumento dos preços de bens e serviços ao longo do tempo. Trocado por outras palavras, significa que temos de pagar no futuro mais euros pelo mesmo produto. Por isso mesmo, se os preços de bens e serviços subirem ao ritmo de 2% ao ano, daqui a 20 anos a sua nota de 100 euros valerá, em termos reais, menos de 67 euros.

E embora os níveis de inflação estejam nos últimos anos a níveis muito baixos (ou mesmo negativos) é importante saber como pode preservar o valor das suas poupanças no futuro.  Por isso mesmo, o Saldo Positivo criou uma calculadora que permite visualizar o efeito da inflação no seu dinheiro. Para tal, basta clicar na imagem em baixo ou no link que está debaixo da imagem e abrir o simulador em ficheiro excel. Se tiver dificuldades em inserir os dados, clique no botão amarelo que diz “Ativar Edição”.

Simulador

(Aceda aqui ao Simulador de Poupanças em ficheiro excel)

 

Leia também os seguintes artigos relacionados:

– Seis dicas de investimento para principiantes

– Oito passos para ser um investidor em ações bem-sucedido

– Os 10 mandamentos do investidor

– Três motivos para não ter o seu dinheiro debaixo do colchão

– Saiba como a deflação pode afetar o seu bolso

– Não deixe o “bicho” da inflação comer as suas poupanças

– Quais são os custos associados aos vários produtos de investimento?

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB