- Saldo Positivo - http://saldopositivo.cgd.pt -

Simulador: Tem ou não direito ao subsídio de desemprego?

duração do subsídio de desemprego [1]

 

Para quem está desempregado ou teme vir a ficar sem trabalho uma das maiores preocupações é saber se tem direito ao subsídio de desemprego ou ao subsídio social de desemprego.

Para aceder ao subsídio de desemprego deverá reunir uma série de condições: Precisa de ter tido um contrato de trabalho, ter ficado desempregado involuntariamente e não pode estar a trabalhar. Tem de estar obrigatoriamente inscrito no centro de emprego mais próximo de si. Terá ainda de cumprir o prazo de garantia, isto é, tem de ter trabalhado como contratado e descontado para a Segurança Social ou outro regime obrigatório de proteção social durante pelo menos 360 dias nos dois anos anteriores à data em que ficou desempregado. Para conhecer todas as condições necessárias para aceder a esta prestação consulte este guia da Segurança Social [2].

Já o subsídio social de desemprego destina-se às pessoas que perderam involuntariamente o seu emprego e não reúnem as condições mínimas para conseguirem aceder ao subsídio de desemprego. Mas também aqui os beneficiários necessitam de cumprir com alguns requisitos. Pode consultá-los aqui [3].

Veja no simulador em baixo se reúne as condições para aceder a uma destas prestações.

 

simuladorfinal [4]

 

Clique aqui para aceder ao simulador do subsídio de desemprego [4]  [4]

Nota: O simulador tem conta os principais requisitos de acesso ao subsídio de desemprego e ao subsídio social de desemprego, mas existem outras variáveis que podem influenciar o processo. Por isso mesmo, o simulador não dispensa a consulta e a confirmação junto da Segurança Social.

 

Leia também os seguintes artigos relacionados com o mesmo tema:

– Conheça o novo apoio para desempregados sem subsídio [5]

– Calculadora: Qual é o valor do seu subsídio de desemprego? [6]

– Sete regras de ouro para arrasar numa entrevista de emprego [7]

– 10 Questões sobre o subsídio de desemprego [7]

– O subsídio de desemprego terminou. E agora? [8]

– Despedimentos: As novas regras das indemnizações [9]

– Guia: Direitos e deveres do desempregado [10]

– Encontrar emprego depois dos 45 [11]