Telecomunicações e Tecnologias: Como ser contratado?

As competências técnicas e a fluência em inglês são alguns dos requisitos mais valorizados pelas empresas da área das tecnologias de informação....

Tenologias-artigo

Telecomunicações e tecnologias de informação: Como ser contratado?

É um dos setores com mais oportunidades no atual contexto do mercado laboral, sobretudo devido à escassez de profissionais com experiência entre três a cinco anos. “As instituições de ensino não conseguem formar profissionais suficientes para as necessidades do mercado, e os poucos perfis com alguma experiência são facilmente aliciados para oportunidades no estrangeiro”, alerta a Hays.

 

O que pretendem as empresas?

As competências técnicas e a orientação para os resultados são requisitos fortemente valorizados. Na grande maioria das ofertas é exigida formação superior e fluência em inglês.

Em matéria de ‘soft skills’ é comum os empregadores pedirem, para qualquer área de negócio deste setor, facilidade no relacionamento interpessoal com diversos interlocutores, diplomacia, atitude pró-ativa e apetência pelo trabalho em equipa.

Na lista de profissionais mais procurados pelo setor destacam-se os programadores para linguagens como Java, administradores de redes e de sistemas, consultores SAP, analistas funcionais, engenheiros de testes e de software. A área de segurança de informação e segurança informática é uma das áreas em crescimento.

 

 Exemplo:

O Google, a Microsoft ou a IBM são três dos gigantes tecnológicos que têm investido na divulgação de informações relacionadas com as suas políticas de gestão de recursos humanos. Além de comunicarem as vagas disponíveis nos vários países em que operam, as empresas explicam as diferentes fases de recrutamento e seleção de candidatos e apresentam testemunhos dos seus colaboradores. Nas telecomunicações, a aposta na área de carreira e emprego é cada vez maior. A Vodafone, por exemplo, apresenta dicas e sugestões para que os seus candidatos consigam diferenciar-se e preparar a entrevista. E alerta: “Lembre-se que um currículo é apenas isso: os seus dados pessoais e profissionais, que apenas lhes poderão garantir uma entrevista. O lugar é você que o garante!”. O vídeo é uma ferramenta muito utilizada pelos candidatos neste setor.

 

Médias salariais:

Nas telecomunicações, um engenheiro de suporte técnico com menos de dois anos de experiência tem um vencimento anual de 17 mil euros. Um ‘manager’ de unidade de negócio com mais de cinco anos de experiência poderá auferir 55 mil euros anuais. Nas tecnologias de informação, um consultor funcional com menos de dois anos de experiência recebe 18 mil euros por ano. Já o vencimento de um diretor de informática ou de um diretor técnico com mais de 10 anos de currículo pode ascender a 70 mil euros anuais. Os dados são do Guia do Mercado Laboral, da Hays.

 

CV’s originais:

Colocar o BI profissional em formato de pesquisa do Google, simular o perfil do Facebook, recorrer à programação web ou utizar o design gráfico são alguns dos modelos mais criativos usados por candidatos com formação nesta área.

 

Tome nota ainda:

Existem vários portais específicos para quem procura emprego na área das tecnologias de informação. É o caso do ITJobs ou do EmpregosIT. Além disso, poderá encontrar também uma vaga dentro do portal Ativar Portugal. Recorde-se que este programa foi lançado em 2014, numa iniciativa da Microsoft com várias empresas portuguesas para contribuir para o aumento das qualificações dos portugueses. No seu portal, o Ativar Portugal tem uma área específica para as ofertas de emprego na área das tecnologias de informação.

 

Leia os artigos que fazem parte deste dossier:

– Como encontrar emprego em seis áreas diferentes

– Turismo, hotelaria e lazer: Como encontrar trabalho nestas áreas?

– Contabilidade e finanças: Como cativar as empresas recrutadoras?

– Banca: Quais são as funções mais procuradas?

– Indústria, logística e construção: Quais são os salários médios? 

 

Leia também os seguintes artigos relacionados:

– Está desempregado? Veja se pode aceder à reforma antecipada

– Como atrair os recrutadores para o seu perfil no LinkedIn?

– 10 Dicas para encontrar emprego de forma eficaz

– Oito informações que deve evitar colocar no seu CV

– Oito questões comuns numa entrevista de emprego

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB