Investir para alcançar objectivos

Saiba quais os objectivos que deve ter em conta na hora de investir o seu dinheiro.

Para definir qual a melhor estratégia para investir e para decidir em que activos deve aplicar o seu capital, é necessário que tenha em conta os objectivos de investimento, o horizonte temporal desse investimento e qual a sua predisposição para o risco.

  • Quais são os seus sonhos ou objectivos?

Faça uma lista dos sonhos e objectivos que gostaria de ver realizados no futuro próximo ou mais tarde. O que deve reter é que o futuro custa dinheiro, por isso, provavelmente é recomendável que reflicta já sobre a sua vida e defina prioridades.

  • Equilibre objectivos múltiplos

Mesmo nos seus sonhos, não deixe de ser realista, de forma a conseguir definir a melhor estratégia para os alcançar. Pense, por exemplo, que se pretende comprar uma casa no valor de 150 mil euros, conseguirá negociar melhores condições no crédito se tiver 20% do preço da habitação para dar de entrada. Para isso, terá que juntar 500 euros todos os meses, durante cinco anos. É mais fácil do que ter de descobrir 500 euros em menos de nada.

No entanto, lembre-se, planear a sua vida de acordo com os seus objectivos, é um processo, pois tem de haver lugar para o inesperado, que o pode obrigar a rever o seu plano financeiro.

  • Pense no período de tempo dos seus investimentos

Os seus objectivos e o horizonte temporal de investimento são dois factores que se interligam entre si. Há objectivos que deve fixar em função dos tempos que se aproximam: se está a pensar na educação do seu filho, na sua reforma, nas férias…

  • Invista de acordo com a altura em que pretende alcançar os seus objectivos

Objectivos de curto-prazo – Invista em produtos com prazos de maturidade inferiores a um ano, com fraca exposição ao risco e que lhe ofereçam segurança, tais como depósitos a prazo ou fundos de tesouraria;

Objectivos de médio–prazo – Se quiser atingir as suas metas daqui a cinco ou dez anos, diversificar poderá aconselhado para si. Ao investir em produtos de tesouraria com baixa volatilidade, obrigações com garantia fixa e variável e se tiver algumas acções em carteira, está a investir em títulos com rendibilidades diferentes e com diferentes níveis de risco, o que faz com que o fraco desempenho de uns, seja compensado com os ganhos de outros.

Objectivos de longo-prazo – Se quer atingir os seus objectivos num prazo superior a dez anos procure produtos com maior volatilidade, pois essa volatilidade dilui-se no tempo, isto é, quanto maior for o prazo do investimento menor o risco. É o caso das acções: se investir 70 por cento da sua carteira neste tipo de activos, estará a expor o seu capital a uma rendibilidade potencial maior.

  • Determine a sua tolerância ao risco

O risco é o caminho traçado pelo investidor para atingir os seus objectivos dentro do período de tempo que definiu. Dentro desse período, é importante que esteja consciente da sua capacidade de aceitar perdas de capital, de forma a poder distribuir o capital investido em activos com maior ou menor risco.

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB