Vale a pena colocar o seu filho num centro de estudos?

Saiba quais as vantagens de ter o seu filho num centro de estudos.

centro de estudo

 

Se o seu filho está desmotivado ou não estuda em casa, então talvez seja altura de recorrer a um centro de estudo. Eles existem por todo o País e geralmente estão localizados perto das escolas. Saiba como funcionam estes espaços, quais as vantagens e quanto custam estes centros.

Centro de estudos: analise os prós e os contras

Uma das grandes vantagens dos centros de estudo é que no mesmo espaço é possível ter explicações ou estudo acompanhado, fazer a preparação para os exames nacionais e ter apoio na realização de trabalhos de grupo. Geralmente oferecem instalações confortáveis, com bons acessos e estão perto de escolas. Outra vantagem para os pais é a comodidade que estes centros proporcionam, porque muitos deles têm serviço de transporte e vão buscar as crianças à escola. A opção pelos centros de apoio ao estudo sai mais barata do que as explicações individuais porque aí se privilegia o ensino em pequenos grupos. A desvantagem é uma maior rigidez nos horários.

 

Quanto custam? Conheça quatro exemplos

1. Na City School os valores começam nos 40 euros por mês para explicações em inglês, português e matemática e ainda têm promoções especiais para o início do ano letivo como descontos até 50% para o 1º ,2º e 3º ciclos. Os valores finais dependem do número de horas em que os alunos se inscrevem. Estão localizados em Odivelas, Porto, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

2. Na Dona Sebenta que tem aulas de apoio para alunos desde o 1º ano ao Ensino Superior, o trabalho não se resume às explicações ou ao estudo acompanhado. Aqui é possível fazer a preparação para os exames, ter ajuda em trabalhos de grupo, teses, monografias, revisão de textos e traduções. Pessoas que vão emigrar também procuram este espaço para conhecer a cultura, hábitos e a língua do país que os vai receber. Geralmente existem várias opções em relação às explicações que podem ser individuais ou em grupo de dois. Por norma, não são acumulados mais de dois alunos por explicador. Os preços variam de acordo com as várias opções.

3. No Centro de Estudos da Boavista, no Porto, os preços estão mais definidos, mas ainda bastante sujeitos algumas alterações em função do horário e o ano escolar. Os valores começam nos nove euros à hora para alunos do 1º ciclo e aumenta gradualmente de acordo com a complexidade do nível de escolaridade. Para o ensino universitário as sessões de estudo acompanhado situam-se nos 30 euros, aproximadamente.

4. O Altamente tem maior foco nas explicações e sessões de estudo acompanhado para os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos. As explicações para o 1º e 2º ciclos têm um custo de 16 euros à hora. Aqui o estudo acompanhado centra-se na aprendizagem da gestão do tempo e pode ser até três horas por dia, uma a cinco vezes por semana, com um professor especializado para cada disciplina. Os preços variam entre os 24 euros por hora, uma hora por dia, até aos 174 euros, três horas por dia, cinco dias por semana.

 

Ajuda na preparação de exames nacionais

Por norma, os centros de estudo canalizam as suas ofertas de acordo com as necessidades que vão surgindo ao longo do ano letivo. Assim, nestes espaços também é possível fazer a preparação para os exames nacionais em que o foco é dado essencialmente na matéria pensada para cada exame de cada disciplina. Pode ser uma enorme ajuda para quem quer melhorar a sua média ou mesmo passar de ano. Mais uma vez, os preços variam de acordo com o nível de escolaridade e o número de horas que o aluno passa no centro de estudo, que será adaptado à medida das necessidades sentidas pelo professor ou pelo próprio aluno. Os cursos de preparação para os exames da City School, em português, matemática e inglês têm preços entre os 75 euros e os 115 euros. Também o Altamente oferece esta a preparação a 11 euros por hora, cada disciplina.

Raquel Abrantes Amaral

Deixe um comentário

A Caixa de Comentários é moderada. O Saldo Positivo reserva-se o direito de não publicar os comentários que possam ser considerados ofensivos.

PUB